BLOG – Dicas para o Desenvolvimento de Embalagens Sustentáveis

BLOG – Dicas para o Desenvolvimento de Embalagens Sustentáveis

  • Papelão reciclado e reciclável, o papelão Papelera del Sur tem uma composição de até 85% de fibras recicladas.
  • Existem diversas alternativas de vernizes e barreiras que se tornam uma excelente opção para substituir os laminados plásticos.
  • Embalagem otimizada para o processo de fabricação.

Sabemos que a sustentabilidade do container surge desde o momento inicial de sua concepção. Uma embalagem pode ser sustentável de acordo com a origem de suas matérias-primas, processo de fabricação, reciclabilidade e sua degradação.

Então, ao desenvolver um container, o que devemos levar em consideração para que a embalagem seja sustentável?

Nós dizemos-lhe os principais pontos a considerar:

  • Materiais: O papelão reciclado é a melhor opção de material sustentável, pois transforma materiais pós-consumo em matéria-prima para embalagens, promovendo o ciclo do papelão. Como alternativa para a Indústria Nacional, o papelão Papelera del Sur possui uma composição de até 85% de fibras recicladas. Por outro lado, existem opções de papelão reciclado sem revestimento (marrom dos dois lados) que não possuem branqueadores ópticos e conferem ao recipiente uma imagem mais sustentável.
  • Certificações: Cadeias de Custódia FSC e PEFC. Ambas as certificações garantem o uso de fibras virgens de fontes florestais sustentáveis.
  • Matérias-primas: Atualmente existem diversas alternativas para tintas, vernizes e barreiras à base de água que se tornaram uma excelente opção para substituir os laminados plásticos.
  • Processo de fabricação: Trabalhar em equipe com fornecedores de embalagens para desenvolver o projeto estrutural da embalagem de forma otimizada para o processo de fabricação, diminuindo os tempos de produção e o uso de recursos.
  • Descarte Final da embalagem, o que acontece se não for reciclado e acabar sendo descartado em vias públicas? Ao final de seu ciclo de vida, o papelão, o papelão e o papel são materiais biodegradáveis e em seu processo de degradação contribuem com compostos orgânicos para o solo. Eles são fáceis de reciclar e, se acabarem no meio ambiente, se degradam rapidamente nas condições ambientais.

A chave para o desenvolvimento está em alcançar um equilíbrio entre embalagens sustentáveis em sua composição, funcionais em toda a cadeia e atrativas. Desenvolver as embalagens como elementos de comunicação, que desde a sua aparência transmitem uma mensagem ecológica ao consumidor e convidam ao consumo responsável.