Embalagens e Redes sociais

Embalagens e Redes sociais

  • O uso de redes sociais na Argentina cresceu 5,9% em 2021.
  • Uma embalagem pode se tornar protagonista quando compartilhada pelos usuários, tornando-se um elemento instagramável, com possibilidade de viralizar.

Embalagem Instagramável

As redes sociais revolucionaram a forma como interagimos com o mundo. Nesta era em que tudo é postável, a embalagem torna-se um meio de expressão da marca e elementos de conteúdo.


A embalagem se tornou um tema relevante nas plataformas digitais. Além do uso publicitário da marca, uma boa embalagem pode se tornar protagonista quando compartilhada pelos usuários, tornando-se um elemento instagramável, com possibilidade de viralizar.


Muitas empresas já entenderam a importância da embalagem como elemento de branding e criaram embalagens destinadas a serem compartilhadas nas redes sociais. Um exemplo é o da marca de cerveja Budweiser que, como parte de uma grande campanha promocional em torno do Super Bowl, lançou a SelfieBud, uma cerveja com o rótulo impresso ao contrário que lê certo ao tirar uma foto de selfie.

Design gráfico de embalagens

Para acompanhar essa tendência, o design gráfico também evoluiu. Criatividade, humor e uma mensagem comprometida são os principais elementos na hora de desenvolver o design gráfico de um container.

Algumas embalagens não buscam apenas se destacar pelo visual, mas também se relacionam com causas fortes como diversidade, sustentabilidade, entre outras, de forma a gerar engajamento e sentimento de pertencimento.
Muitas marcas buscam se conectar com consumidores centenários passando mensagens em sua própria ‘linguagem’, ajudando-os a co-criar sua marca pessoal através do que compartilham nas redes sociais.

Redes sociais na Argentina

En Argentina hay 36 millones de usuarios activos en redes sociales. Su uso creció en un 5,9% durante el 2021, lo que representa 2 millones de nuevos usuarios en comparación al 2020.


En 2020, YouTube se posicionó como la red social preferida, con 96% de los usuarios de internet interactuando en la plataforma. Lo siguieron WhatsApp y Facebook, ambas con una participación de más del 90% de los usuarios de internet e Instagram con el 85%.
El uso promedio de redes sociales es de 3 horas y 22 minutos diarios.

Fonte: Digital 2021 Global Overview Report.